sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

CULTIVO DA CEBOLINHA

CEBOLINHA
 Allium fistulosum L. e A. schoenoprasum L.
    A cebolinha é uma planta condimentar semelhante á cebola, mas não desenvolve bulbo. Pertence á família Alliaceae. Duas espécies são cultivadas: A fistulosum (cebolinha verde ou comum) e A aschoenoprasun ( cebolinha-de-folhas-finas ou galega ).
.A cebolinha verde é natural do oriente ou da sibéria,possui folhas numerosas.tistulosas, com comprimento variando de 25 a 35 cm e cor verde mais clara do que a galega.
.A cebolinha galega é originária da Europa e seu sabor é semelhante ao da cebola.As plantas formam tufos bem fechados com folhas numerosas, finas e cor verde-escura. Produz, na base da haste, um engrossamento semelhante aos bulbos ovais .

. os cultivares da cebolinha podem ocorrer durante o ano todo ,pode-se usar várias espécies como : Evergreen Bunching, Fina Fresh, Grossa Futonegui , etc .

- CLIMA e SOLO
. o cultivo da cebolinha é indicado para regiões de clima ameno, entre 8 e 22º, resistindo ao frio. As variedades do grupo 'Todo Ano',além de poderem ser cultivadas no verão, no entanto toleram temperaturas altas. Preferem solos de textura média, ricos em matéria orgânica bem drenados e com pH entre 6,0 e 6,8.
_________________________________________________________________________________

* a semeadura é feita em canteiros,em sulcos distanciados de 10 cm e com profundidade de 0,2 a 0,5 cm, distribuindo-se as sementes em ,contínua. O transplante é feito 30 a 40 dias após a semeadura, em canteiros definitivos, em sulcos com profundidade de 3 a 4 cm, distanciados de 0,15 a 0,25 cm entre as plantas. Outra opção é transplantar mudas de touceiras antigas, cortando as folhas acima da gema apical e podando raízes. Deve-se ter o cuidado de transplantar as mudas à mesma profundidade em que se encontravam. Essa operação deve ser feita, de preferência, de março a julho. São usados de 1,0 a 1,5 kg de semente por ha.
Durante a calagem, aplicar calcário para elevar a saturação por base do solo até 80 %.

- TRATOS CULTURAIS
* ADUBAÇÕES:
. mineral de plantio : aplicar , pelo menos 10 dias antes do plantio das mudas, 40 kg/ha de N, 120 a 360 kg/ha de P²O5, 80 a 160 kg/ha de K2O e 1 kg/ha de B. A quantidade, maior ou menor, de adubo a ser utilizada dependerá das análises de solo e foliar, cultivar empregado e produtividade esperada.
. mineral de cobertura : 120 kg/ha  de N e 60 kg/ha de K²O, parcelados em três aplicações, aos 15, 30 e 45 dias após o transplante. Á medida que vão sendo feitos os cortes, deve-se repetir a adubação de cobertura, parcelando-a em duas vezes na época do corte e 15 dias após.
IRRIGAÇÃO
. pode ser feita por infiltração ou aspersão, o suficiente, porém, para proporcionar bom desempenho.

* manter a cultura livre de plantas daninhas pois, além da concorrência, a cebolinha perde valor comercial quando cortada juntamente com mato.
fazer escarificações sempre que houver formação da crosta na superfície do canteiro.

 A colheita deve ser feita entre 80 e 90 dias após a semeadura, quando as folhas mais velhas ainda estão verdes, arrancando-se a planta ou cortando-se as folhas.
Optando-se pelo corte, é possível fazer novas colheitas a cada 50 dias. O corte é feito entre 10 a 15 cm do solo ( acima da gema epical ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário